[ad_1]
A Ilha Dinâmica foi anunciada como uma grande sacada de design nos novos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Ela aproveita a área da câmera de selfie para enviar notificações ou mostrar aplicativos funcionando em segundo plano. O espaço é “dinâmico” porque adapta seu formato de acordo com a informação.
E quem usa Android? Ficou de fora da novidade? De jeito nenhum. Já começaram a pipocar no Googe Play aplicativos copiando a ideia – inclusie com o mesmo nome, o que torna tudo mais confuso.
Confira abaixo as diferenças entre alguns deles.
- Total de downloads: 500 mil
- Sem avaliação pública dos usuários
Originalmente chamado de “Dynamic Spot”, ele tem duas versões. A gratuita permite, por exemplo, exibir duas “ilha dinâmica” simultaneamente; ou alertar quando o smartphone estiver totalmente carregado, em processo de carregamento ou com bateria inferior a 15%.
Os formatos do pop-up também podem ser configurados de acordo com o gosto do usuário.
Na versão pro, que sai por R$ 24,99, é possível ver os alertas com o celular bloqueado e expandir ou recolher os balõezinhos com um único toque.
É você quem indica quais aplicativos podem ser visualizados pela ilha. E a Jawomo assegura que o aplicativo não coleta ou compartilha informações pessoais. (Porém, para funcionar, você terá de dar acesso a todas as funcionalidades da tela.)
- Total de downloads: 500 mil
- Avaliação dos usuários: 4.5
Não permite selecionar os apps beneficiados pela Dynamic Island. Quando você concede autorização, todos são inclusos – o que pode irritar algumas pessoas, além de gastar mais memória do aparelho.
A vantagem em relação ao da Jawomo é que você não precisa pagar nada a mais pelo recurso de expandir o pop-up com apenas com um toque. Ao arrastá-lo, você também pode redefinir sua localização na tela.
Para quem não tem muita proximidade com tecnologia, ele é até mais simples de usar do que o concorrente.
- Total de downloads: 50 mil
- Avaliação dos usuários: 4.4
É bem parecido com o da GriceMobile: é gratuito, tem layout mais intuitivo, com pop-up expansível, mas não permite selecionar quais aplicativos serão apresentados.
Os pontos negativos é que há poucas opções de personalizar a exibição das mensagens, e o app só existe em inglês. apenas em inglês, o que pode afastar pessoas que não estejam tão familiarizadas com a língua.
O UOL testou os aplicativos no modelo S21 FE, da Samsung.
[ad_2]
UOL