Na última quinta-feira (02/05), uma polêmica envolvendo o Festival de Parintins, Rede Amazônica e Rede Globo tomou conta da Internet.
Isso porque, a TV A Crítica, veio a público falar sobre o novo acordo entre os Bois Garantido e Caprichoso e a emissora carioca. De acordo com a o canal amazonense, a TV A Crítica é quem tem direito exclusivo de exibir o festival folclórico. A TV manauara fez um editorial no falando detalhadamente sobre o assunto.
A Rede Calderaro de Comunicação, da qual a TV A Crítica faz parte, está há 36 anos ligada ao Festival de Parintins. Seja por meio de transmissões ao vivo ou por outras coberturas especiais. O que aconteceu foi que, nessa quinta-feira, a empresa do Amazonas soube, por meio da imprensa, que os Bumbás assinaram com a Rede Amazônica – afiliada da Rede Globo em alguns estados da região norte.
“Recebemos com surpresa, por meio da imprensa, a informação de que os Bumbás assinaram, sob forte pressão do governo do estado do Amazonas, um suposto contrato de transmissão com a Rede Amazônica. De nossa parte, em nenhum momento houve qualquer restrição a negociações pra ampliar os horizontes de divulgação nacional do Festival Folclórico de Parintins”, declarou o repórter Dante Graça, durante o “A Crítica Notícia”.
O jornalista ainda afirmou que a emissora jamais recebeu qualquer sondagem ou contato por parte de qualquer emissora para negociação dos direitos de transmissão. De acordo com Dante, o próprio CEO da Rede Amazônica afirmou que o governador Wilson Lima foi o grande responsável por tal articulação. “Além de agir como porta-voz de uma empresa privada, o governo, em nota, mente ao divulgar um suposto consenso pra essa transmissão”, segue o comunicador.
Dante ainda explicou que essa situação viola um contrato vigente da TV A Crítica com o Bumbás há mais de dez anos. “Nesse período de parceria entre a TV A Crítica, Caprichoso e Garantido, a emissora foi a única que esteve ao lado dos Bois em momentos cruciais”, afirmou o jornalista. Na sequência, o comunicador narrou alguns momentos em que a TV amazonense chegou a doar verbas para os Bumbás, quando o governo havia cortado o repasse.
“Justamente por ter esse compromisso com os Bumbás, com os nossos patrocinadores e, acima de tudo, com o povo amazonense, vamos seguir com todo nosso planejamento de transmissões”, garantiu Dante. O jornalista afirmou que não há assinatura alguma que viole os direitos previamente adquiridos que vá impedir a TV A Crítica de levar a todos os telespectadores a transmissão o maior espetáculo a céu aberto do mundo. “Iremos buscar essa reparação judicialmente”, avisou o repórter.
A Rede Globo e a Rede Amazônica anunciaram na última quinta-feira (02/05) que irá transmitir, pela primeira vez, o “Festival de Parintins”. O evento folclórico irá acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho e terá a atenção da emissora carioca. O anúncio foi feito pelas redes sociais da Globo e do governador Wilson Lima.
Cabe ressaltar que o grande evento da região Norte do país ganhou destaque por causa de uma participante de um programa de confinamento da emissora. Apaixonada por sua terra, a cunhã-poranga do Boi Garantido não se cansou de falar a respeito do festival e comemorou a notícia do dia.
Fonte: Karen Bandeira/Em Off /Fala Mais Online