Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS E PELO MENOR PREÇO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

COLUNA DO INDEPENDENTE: TV E RÁDIO NA LIDERANÇA( Parte 1 ).

Compartilhe este conteúdo!

Olá nobres leitores desta coluna. Um filme que é bom demais da conta e que serve como coaching em gestão de rádio e televisão é o filme Rocky III de 1982. Observe que logo no início do filme enquanto Rocky Balboa( Sylvester Stallone ) comemora o titulo de o novo peso pesado do mundo, Clubber Lang( Mr. T ) começa a observar os passos do garanhão italiano. É, e enquanto Rocky passa a enfrentar cada adversário no ringue, Lang assiste cada uma de suas lutas e estuda suas estratégias. Rocky é só alegria: comerciais, viagens e muita sombra e água fresca e enquanto isso Lang está treinando. Então vamos as excelentes dicas que o filme nos passa, vem comigo.

O 1º ponto a ser considerado é: estudar o adversário. Se uma rádio ou emissora de TV quer mesmo ser líder no seu segmento ou ser o primeiro lugar, tem por obrigação observar esse ponto. Vou dar um exemplo para vocês. Eduardo Lafon foi diretor de programação e artístico da Rede Record de Televisão. Lafon queria mexer no horário nobre da TV brasileira nos anos 90. A Globo dava fácil fácil 70 pontos no ibope nessa época. E o que foi que Lafon fez? A fórmula que consagrava a Globo era o popular. Pois novelas naquela época eram o carro-chefe da Globo. Agora veja a tacada de mestre de Lafon. Para vencer a Globo ele teria que apostar na mesma fórmula – o popular. Mas se Lafon colocasse uma novela contra a novela da Globo perderia feio.

Então a saída era apostar no popular mas com um sabor diferente. É a mesma coisa de você chegar numa praia onde a bebida mais procurada é refrigerante. Como um comerciante quer lograr êxito se tenta competir com uma barraca de praia que vende Coca-Cola quando este aposta na bebida Pepsi? Aí não dá né? Mas se este mesmo comerciante decide concorrer vendendo Guaraná Antartica aí sim amigo ele está apostando no que o pessoal da praia quer que é refrigerante mas com um sabor diferente. E o programa Ratinho Livre fez uma revolução no horário nobre da TV brasileira. Só pra se ter uma ideia, tal atração arrancou pontos preciosos da novela Por Amor e quando o folhetim do Maneco acabava, todo o público da novela em peso migrava para a Rede Record, deixando a TV do bispo na liderança absoluta. Gente isso sim é estudar os passos do adversário.

E na segunda parte desta série vamos analisar o segundo ponto que é essencial para que uma emissora de rádio e televisão atinja a liderança.

COLUNA DO INDEPENDENTE/Criação e Texto: Luís Rodrigues.

**O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do site Estreia na TV.

Foto: Reprodução Rocky III

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: