O mês de setembro chegou ao fim o que marca o início de um período muito importante para o cidadão Brasileiro: as eleições de 2022.
Marcada para ocorrer no dia 02 de Outubro de 2022 (domingo), as eleições de 2022 serão para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e, o mais importante, presidente da República.
Tendo isso em conta, resolvemos separar as Melhores Séries sobre Política disponíveis nas principais plataformas de streaming, para que você possa estar por dentro desse clima eleitoral enquanto se aguarda para exercitar seu direito de cidadão nas urnas no domingo. Confira!
House of Cards – Disponível na Netflix
Começamos nossa lista com um clássico. House of Cards é a primeira série de TV produzida por um estúdio para a Netflix. Estrelada por Kevin Spacey, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator – Série Dramática de Televisão pelo seu personagem, a primeira temporada de 13 episódios foi lançada em 2013, no serviço de streaming Netflix.
A história da série é sobre Frank Underwood é um astuto congressista norte-americano que é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, de uma jornalista ambiciosa e de um outro político com problemas com alcoolismo, Underwood inicia um plano para minar adversários políticos e conquistar, em alguns anos, a presidência dos Estados Unidos.
House of Cards é a primeira série original de streaming a receber grandes indicações ao Emmy, com 33 indicações, entre elas Melhor Série Dramática, Melhor Ator Principal para Spacey e Melhor Atriz Principal para Wright.
The Man in the High Castle – Disponível no Prime video
Nossa segunda indicação é uma série exclusiva do Prime Video. A série The Man in the High Castle é uma série estadunidense de história alternativa que descreve um universo paralelo distópico em que as Potências do Eixo vencem os Aliados na Segunda Guerra Mundial. A série é baseada no romance de mesmo nome escrito por Philip K. Dick em 1962.
Na trama, a Alemanha Nazista e o Império do Japão dividiram os Estados Unidos entre o Grande Reich Nazista no leste, com Nova York como capital regional, e os Estados Japoneses do Pacífico a oeste, com San Francisco como capital. Esses territórios são separados por uma Zona Neutra que abrange as Montanhas Rochosas. A série começa em 1962 e segue personagens cujos destinos se entrelaçam quando entram em contato com noticiários e filmes caseiros que mostram a Alemanha e o Japão perdendo a guerra. O título da série refere-se à figura misteriosa que se acredita ter criado a filmagem.
Extra: Greg News com Gregório Duvivier – Disponível no HBO Max
Estreando a parte brasileira da nossa lista, temos uma produção do HBO Max Brasil. O humorista Gregório Duvivier apresenta, de forma irreverente, a sua interpretação acerca das notícias importantes do Brasil e do mundo. Toda sexta, às 23h, você assiste a um novo episódio na HBO Brasil.
Gregório Duvivier é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro.Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro e, a partir de 2012, destacou-se como um dos criadores das esquetes do canal Porta dos Fundos, no YouTube.
O mecanismo – Disponível na Netflix
Uma das primeiras produções brasileiras da Netflix, O Mecanismo é uma série criada por José Padilha e Elena Soarez, dirigida por José Padilha, Felipe Prado, Marcos Prado e com roteiros de Elena Soárez. A série é livremente inspirada nas investigações da Operação Lava Jato e foi lançada pela Netflix em 2018.
Marco Ruffo (Selton Mello) é um agente da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), estão mergulhados numa das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. A proporção é tal que o rumo das investigações muda completamente a vida de todos os envolvidos.
Democracia em vertigem – na Netflix
Deixamos para o final da nossa lista, uma das produções mais polêmicas dos últimos anos sobre os bastidores da política brasileira. Embora não seja uma série, não podíamos deixar essa obra de fora da lista.
Democracia em Vertigem é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa, que retrata os bastidores do impeachment da presidente do Brasil Dilma Rousseff; o julgamento de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva; o pleito que elegeu o candidato de direita Jair Bolsonaro; e a crise político-econômica no país.
Com acesso privilegiado a Dilma, Lula, Bolsonaro e outros políticos importantes, Petra Costa entrelaça o pessoal e o político para narrar um momento decisivo da história recente do Brasil, também considerado como “uma advertência a todas as democracias do mundo”. Em uma sucessão de eventos que se assemelha a um filme de suspense, o documentário captura intimamente os três presidentes enquanto eles lutam por suas vidas políticas, além de mostrar o dano colateral que essa luta teve sobre a democracia.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 2020. A Netflix adquiriu os direitos de distribuição do filme e, ao longo do ano de 2019, foi o segundo documentário mais visto da plataforma no Brasil.
Como vão ser as eleições de 2022?
Você já deve estar bem informado sobre as eleições de 2022, mas não custa nada relembrar.