Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS E PELO MENOR PREÇO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

Neste domingo (20/3) – TV Brasil visita o Farol da Barra em edição inédita de série documental

Divulgação TV Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Episódio aborda a relação entre esse patrimônio histórico e a cultura local

Divulgação TV Brasil

O segundo programa inédito da nova temporada do seriado Fortes do Brasil desembarca em um dos maiores símbolos do povo soteropolitano, o Forte de Santo Antônio da Barra. Mais conhecido como Farol da Barra, o lugar é o destino da produção documental neste domingo (20), às 19h, na TV Brasil.

Pioneiro entre todos os fortes da entrada da Barra de Salvador, o monumento teve participação direta em eventos marcantes, como as invasões holandesas do século XVII. Construído para defender a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio é uma testemunha viva da história do país.

Além das características arquitetônicas dessa fortificação, o episódio da série documental aborda a colonização de Salvador, o incidente com o Galeão Sacramento e a relação entre esse patrimônio histórico e a cultura local. O cantor e guitarrista baiano Armandinho Macedo faz uma participação especial.

Para esclarecer aspectos da memória dessa fortaleza e contar curiosidades sobre o ponto turístico, a equipe da emissora pública entrevista especialistas. Os convidados elucidam dúvidas e trazem contribuições preciosas sobre esse cartão-postal do litoral baiano.

Personalidade identificada com a cultura regional, o músico Armandinho Macedo é categórico ao definir o espaço. “O Forte das Barra é uma representação visual da Bahia muito forte”, afirma o artista em frente à edificação na orla de Salvador.

Os estudiosos que participam deste episódio são os historiadores Adler Homero, César Ornellas e Pablo Inglesias, o arquiteto Mário Mendonça e o geógrafo Professor Bira. A produção ainda traz depoimentos do capitão Marco Antônio, gestor de fortes do Comando da 6ª Região Militar, e do comandante Reuben Bello Costa, administrador do Museu Náutico da Bahia.

Sobre a produção

Divulgação TV Brasil

A segunda temporada da série documental Fortes do Brasil traça um panorama sobre a formação do sistema de defesa da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Produção original da TV Brasil, o seriado percorre fortificações situadas na capital da Bahia em seis edições de 26 minutos.

Com direção de Leonardo Dias e Poliana Guimarães, a atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas fortalezas. Além de imagens aéreas com paisagens incríveis, a obra ainda traz uma perspectiva histórica, cultural e turística sobre os fortes mais importantes do país.

Fatos marcantes relacionados a esses monumentos são recordados em cada episódio da série. A produção resgata histórias de combates, invasões e revoltas. Na temporada baiana, a equipe do canal visita construções como os Fortes de Santo Antônio da Barra, conhecido como Farol da Barra; Santa Maria; São Diogo; São Marcelo e Nossa Senhora de Monte Serrat.

Os documentários realizados pela equipe da emissora pública para a série Fortes do Brasil ainda explicam outros aspectos. Além da defesa do território brasileiro, a produção aborda o cenário histórico associado às grandes navegações, às perseguições religiosas e à relação entre europeus e nativos, com diversas curiosidades da época. O mote da série é “Fortes do Brasil, nossa história gravada em pedra”.

Em cartaz aos domingos, às 19h, a produção da TV Brasil pode ser acompanhada em horário alternativo na programação durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h. O conteúdo ainda está nas redes sociais e nas plataformas digitais do canal.

Com sete episódios, a primeira temporada destacou conjunto de fortificações que formavam o sistema defensivo da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, a estrutura reunia dez edificações construídas às suas margens.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: