[ad_1]
A Lua cheia de outubro acontece neste domingo (9). Como sempre, uma ótima oportunidade para observar e fotografar nosso satélite natural em sua fase mais exuberante.
Ela nasce a leste, pouco após as 18h, junto com o pôr do Sol — quem tiver uma vista desobstruída poderá admirar os dois fenômenos simultaneamente, um em cada lado do céu.
A Lua ficará visível durante toda a noite, atravessando o firmamento de uma ponta à outra. Com tanto brilho, é muito fácil de encontrá-la — basta o céu estar limpo.
Se tiver dificuldades, um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) podem apontar sua posição exata no momento da observação.
Dica
Tente admirar a Lua na primeira hora após nascer, bem próxima ao horizonte, pois efeitos ópticos fazem com que apareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres (como prédios e árvores), e apresente belas variações de tonalidade, devido à interação com a atmosfera.
O dia seguinte, segunda-feira (10), também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação. Mas nascerá um pouco mais tarde, por volta das 19h.
Caçador?
Os povos nativos norte-americanos nomearam todas as luas do ano, de acordo com suas rotinas, manifestações culturais e os fenômenos naturais.
A de outubro é conhecida como “Lua do Caçador”, por ser a primeira após o início do outono (no hemisfério Norte). Esta época era tida como um momento ideal para caça, inclusive para estocar carne seca para o inverno que se aproximava.
[ad_2]
UOL