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O Twitter deslogou aí? Empresa confirma falha de segurança na plataforma – 22/09/2022

O Twitter deslogou aí? Empresa confirma falha de segurança na plataforma - 22/09/2022

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O Twitter anunciou ontem (21) que resolveu um “incidente” de segurança que afetou contas de usuários após o processo de redefinição de senha — a empresa não divulgou a quantidade de perfis envolvidos.

Após trocar a senha, é normal que seja preciso fazer login novamente em todos os aparelhos eletrônicos em que se usa o Twitter, seja celular, computador, tablet ou outros. O bug impedia que contas fossem desconectadas dos dispositivos conectados.

Em texto publicado no blog do centro de privacidade do Twitter, a rede reconheceu que a falha fez com que aparelhos móveis com perfis logados continuassem assim mesmo após mudança de senha. O bug, segundo o Twitter, apareceu após modificações feitas pela própria empresa no sistema de senhas no ano passado.

“Isso quer dizer que, se você mudou proativamente sua senha em um aparelho, mas ainda tinha uma sessão aberta em outro aparelho, talvez essa sessão não tenha sido fechada”, informou o texto. Apenas as sessões web, ou seja, feitas em computador, foram fechadas.

De acordo com a empresa, a maneira encontrada para resolver a situação foi “deslogar proativamente” as contas que permaneciam logadas.

O Twitter diz ainda que entrou em contato com as pessoas que conseguiu identificar terem sido afetadas pelo problema, afirmando que elas deveriam fazer novo login em seus aparelhos móveis.

“Assumimos nossa responsabilidade de proteger sua privacidade de maneira muito séria e é uma pena que isso tenha acontecido”, afirmou a rede. Ela completou dizendo que está apenas informando e que não há outras medidas que os próprios frequentadores da rede devem tomar para se resguardar de riscos relativos às mudanças de senha.

Outras falhas de segurança

O momento em que o Twitter admite essa falha é inoportuno. No início de agosto, a rede social reconheceu outro problema de segurança, que fontes extraoficiais afirmam ter exposto cerca de 5,4 milhões de perfis.

Semanas depois, o ex-chefe de segurança da rede social fez uma série de revelações sobre vulnerabilidades na rede que existiriam “há anos”, em meio ao processo que a rede social move contra Elon Musk.

À época, a empresa disse que as afirmações eram “cheias de inconsistências e imprecisões”.

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