Sinopse
Tieta é escorraçada da pequena cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, pelo pai, o miserável Zé Esteves, irritado com seu comportamento liberal e influenciado pelas intrigas da outra filha, a invejosa Perpétua. Rejeitada e humilhada, Tieta foge do conservadorismo local indo se estabelecer em São Paulo. Lá, ela faz fortuna, mas a família não sabe como. A única notícia que chega é por meio de uma polpuda quantia em dinheiro enviada todo mês, religiosamente, para o pai e as duas irmãs, Perpétua, a mais velha, viúva com dois filhos, e Elisa, a mais nova, casada com o comerciante Timóteo.
Cerca de vinte anos depois, Tieta deixa de enviar dinheiro e reaparece na cidade decidida a se vingar do povo hipócrita que a julgou no passado. Ao chegar, encontra o comércio fechado por causa de uma missa que está sendo rezada em sua memória, já que todos achavam que tivesse morrido. Ela desfaz o mal entendido e altera a rotina da cidadezinha: os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua fortuna, pela exuberância de seus modos, ou pela generosidade. Tieta ainda seduz o sobrinho que não conhecia, o seminarista Ricardo, filho da rancorosa Perpétua.
Os habitantes de Santana do Agreste ainda se veem às voltas com a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio, que, se por um lado trará desenvolvimento, por outro causará um forte impacto ambiental na região. A cidade estava parada no tempo até que Ascânio, amigo de juventude de Tieta que se mudara de lá para estudar, volta com o objetivo de trazer o progresso ao local. Ele se torna secretário da prefeitura e, com Tieta, promove a modernização de Santana do Agreste apoiado pelos poderosos da região, mais interessados nos benefícios próprios que esse progresso irá gerar.
Nunca se esquecendo do real motivo que a levou a Santana do Agreste, Tieta conta com a amizade de Tonha, mulher simplória, resignada e maltratada pela vida que casou-se com seu pai, um homem bruto e violento. E da companheira de juventude Carmosina, solteirona que sonha em conhecer o amor. Tieta ainda se depara com Osnar, um sedutor de mulheres que foi apaixonado por ela quando jovem. Com Ascânio, Timóteo e mais Amintas, Osnar forma o inseparável grupo de amigos que se autointitula Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, cujo lema é “Cachaça! Mulher! Sinuca! Progresso!“.
Emissora: Globo – 20h00
De 14 de agosto de 1989
a 31 de março de 1990
196 capítulos (exibidos em 197 dias)
Novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares
Baseada no Romance Tieta do Agreste de Jorge Amado
Direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho
Direção Geral de Paulo Ubiratan