Paraíso Tropical volta ao ar pelo canal Viva nesta segunda-feira (05/07).
De volta à TV após 14 anos, Paraíso Tropical conta a história das gêmeas Paula e Taís, interpretadas por Alessandra Negrini, que têm personalidades opostas. O elenco tem ainda Tony Ramos, Gloria Pires, Fabio Assunção, Vera Holtz, Bruno Gagliasso, Maria Fernanda Cândido, entre outros grandes nomes.
Exibida em 2007, a trama também teve como destaque o casal de trapaceiros Bebel e Olavo, vividos por Camila Pitanga e Wagner Moura.
Paraíso Tropical marcou o primeiro trabalho em conjunto de seus dois autores. A química entre eles deu tão certo que seria repetida posteriormente em Insensato Coração (2011) e também em Babilônia (2015) – desta vez, ao lado de um terceiro escritor: João Ximenes Braga, que nos outros dois títulos atuou como mero colaborador.
A parceria entre Linhares e Braga nascera, entretanto, alguns anos antes. Já no começo dos anos 1990 a parceria rendeu alguns frutos, como O Dono do Mundo (1991) e Anos Rebeldes (1992).
Inicialmente, o folhetim se chamaria Copacabana, em alusão ao bairro onde se passa grande parte da história. Apesar da mudança do título, a ‘presença’ da localidade carioca continuou reforçada por meio da abertura da trama, embalada pelo tema Sábado em Copacabana, de Maria Bethânia.
Vale lembrar que outras novelas da Globo já foram batizadas em homenagem a bairros conhecidos, vide Vila Madalena (2000), Bom Sucesso (2019) e a própria Babilônia – assim nomeada em referência ao Morro da Babilônia, favela localizada no Rio de Janeiro.
Carmem Verônica teve a chance de reviver, em Paraíso Tropical, a tresloucada Mary Montilla, sua personagem em Belíssima (2005), sucesso no horário nobre global dois anos antes. Ela participou de apenas dois capítulos da trama posterior, aparecendo como uma amiga do casal Belisário (Hugo Carvana) e Virgínia (Yoná Magalhães).
Foi uma das ocasiões na história da TV brasileira que um mesmo personagem apareceu em duas novelas de diferentes autores – Belíssima havia sido escrita por Silvio de Abreu, que em 1995 homenageou o amigo Gilberto batizando de Felipe Barreto o cirurgião plástico que opera Isabela (Cláudia Ohana) em A Próxima Vítima.
Novela: Paraíso Tropical
Canal: Viva
Estreia: 05 de Julho de 2021
Exibição: Segunda a Sábado ás 15h00
Reapresentações: Segunda a Sábado ás 23h45
Maratona: Domingos às 13h00.