Ontem dia 1º de agosto, a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo na cidade de Caruaru e mais de 108 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, completa 32 anos no ar.
Em 1989, político Inocêncio de Oliveira recebe a outorga para implantação do segundo canal de televisão de Caruaru, que até então só possuía a TV Pernambuco, atualmente afiliada da TV Brasil e TV Cultura.
Juntamente a isso, o jornalista Vicente Jorge Espíndola e o engenheiro Luiz de França Leite iniciam o projeto de implantação da emissora, instituindo a sociedade junto com Inocêncio de Oliveira. Em 1.º de agosto de 1991, foi oficialmente fundada a TV Asa Branca, transmitindo através do canal analógico 8 VHF, e sendo a primeira afiliada da Rede Globo no Estado, retransmitindo também parte da programação da Globo Pernambuco.
Sua sede estava inicialmente instalada no alto do Morro Bom Jesus (onde atualmente é o 4º Batalhão de Polícia Militar de Caruaru), e seu departamento comercial no bairro Divinópolis. Em 1997, a emissora deixa sua sede no Morro Bom Jesus e muda-se para o bairro Indianópolis. Nos anos 2000, seus estúdios e seu departamento comercial são reunidos no bairro Pinheirópolis, onde está até hoje.
Também neste dia 1º de agosto, a TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo na cidade de Petrolina e em mais de 23 municípios do Sertão de Pernambuco, completa 32 anos no ar.
A emissora foi inaugurada no dia 1º de agosto de 1991 pelo empresário e deputado político Osvaldo Coelho, sendo também a segunda emissora de Pernambuco afiliada da Rede Globo, sendo também a segunda televisão da região do Vale do São Francisco, após a TV Norte, de Juazeiro, Bahia, inaugurada em 1990.
Em 2011, a TV Grande Rio dá início à construção de uma nova torre autoportante. A estrutura é finalizada em 2012, e a emissora transfere seu sinal do canal analógico 2 VHF para o 19 UHF. Em 30 de maio de 2016, passa a produzir sua programação local em alta definição.
Acompanhe também as nossas mídias sociais: Facebook , Twitter e Instagram