Há pouco mais de dois meses para o início das competições dos Jogos Panamericanos de 2023 que acontecerá em Santiago no Chile, a transmissão em Tv Aberta está incerta até o momento.
A Globo vinha negociando as transmissões especialmente para exibi-los no SporTV e plataformas digitais, porém não houve acordo e a emissora desistiu, segundo informou em primeira mão o jornalista Gabriel Vaquer do portal F5.
A emissora carioca não concordou com o valor pedido pela Pam sports que organiza o evento, que pediu a bagatela de R$ 48 Milhões de Reais cerca de 10 Milhões de Dólares, valor esse similar ao que a Record pagou até 2019.
Vale lembrar que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) comprou os direitos de transmissão do Pan-2023 e fez um acordo com CazéTV para a exibição na internet, através do canal do influencer no Youtube. O acordo fechado prevê que as cotas comerciais sejam divididas pela Livemode e pelo COB.
Apesar da negativa da Globo, segundo contou o F5, a ideia do Comitê Organizador do Pan-2023 é tentar conversar com alguma outra emissora brasileira de TV na tentativa de levar o pacote de jogos em uma segunda tela.
Entretanto, o tempo é curto: o Pan ocorre a partir de 20 de outubro, faltando 78 dias para viabilizar toda a estrutura de transmissão e comercial entre as partes. A cerimônia de encerramento do evento acontece em 5 de novembro.
Nos últimos anos, os Jogos Pan-Americanos sempre estiveram na TV aberta. Suas últimas edições (2011-2015-2019), a Record TV exibiu com exclusividade o evento. Em 2020, surpreendentemente, o canal rompeu seu contrato com a organizadora do Pan.
Afonso de Sousa