Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS E PELO MENOR PREÇO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

Quem é o astronauta que encanta Twitter com fotos incríveis do espaço

Quem é o astronauta que encanta Twitter com fotos incríveis do espaço

Compartilhe este conteúdo!

[ad_1]

Cada vez mais, astronautas têm compartilhado fotos incríveis do espaço nas redes sociais. Um dos que mais chama nossa atenção é o norte-americano Don Pettit, que usa o Twitter para mostrar sua visão privilegiada dentro de naves e da Estação Espacial Internacional (ISS).

Esta semana, ele combinou arte e ciência em uma imagem intrigante, feita com lente “olho de peixe” (grande angular extrema) e técnica de longa exposição (que captura o movimento). Assim, conseguiu registrar luzes de cidades na Terra (laranja) e rastros de estrelas (azulados), através da Cupola — uma “janelona” panorâmica da ISS.

Fish-eye lens long-exposure view of the Earth from the Cupola, aboard the @iss. Below, city lights flow as orange streaks, and faint star trails that show the Earth’s rotation are visible in the lower left. #astrophotography can find exciting ways to combine both science and art! pic.twitter.com/JwrFeZMl7v

— Don Pettit (@astro_Pettit) September 11, 2022

Mas, afinal, quem é Pettit e por que suas fotos estão bombando?

Formado em engenharia química, Donald Roy Pettit era cientista do Laboratório Nacional Los Alamos, atpe 1996, quando foi selecionado como candidato a astronauta pela Nasa. Seis anos depois, foi ao espaço pela primeira vez, a bordo do ônibus espacial Endeavour, como especialista da Expedição 6 da ISS.

Durante esta estada de seis meses na estação, ele fez duas caminhadas espaciais, por fora dela, para instalar equipamentos científicos. Também realizou diversas demonstrações de como os fluidos reagem na microgravidade, em uma série que chamou de “Saturday Morning Science” (ciência de sábado de manhã).

Pettit, o “astronauta fotógrafo”

Imagem: Reprodução

Uma das belas imagens recentemente compartilhadas, inclusive, é desta época. Um mosaico de nove fotos, revelando uma área do céu do hemisfério do Sul, incluindo o sistema estelar Eta Carinae e a constelação do Cruzeiro do Sul.

Southern Cross & Eta Carinae region in the southern hemisphere. This is a stacked-mosaic composite from 9 photos taken with a Kodak-Nikon 760, Nikkor Nocto 58mm f1.2 aspheric lens, during Exp 6 to @Space_Station in 2003. Each exposure has a 800 ISO, 8 sec, f1.2 #Astrophotography pic.twitter.com/WVkfvbIjnw

— Don Pettit (@astro_Pettit) September 7, 2022

Pettit estava no espaço quando houve a tragédia do ônibus espacial Columbia, que explodiu em fevereiro de 2003, matando os sete tripulantes. Por isso, ele e seus dois colegas de expedição foram os primeiros americanos a voltarem a Terra em uma cápsula russa Soyuz — algo que acontece até hoje.

Atualmente, aos 67 anos, Don Pettit é mais velho astronauta da Nasa na ativa. O veterano já passou um total de 369 dias e 41 horas no espaço, em três viagens. Em 2008, ele foi o especialista da missão STS-126, que levou equipamentos e suprimentos para a ISS.

Veja este belo sobrevoo da estação espacial, a bordo do Endeavour:

On STS 126 in 2008, we flew around ISS after undocking. pic.twitter.com/bhZoHCGX5g

— Don Pettit (@astro_Pettit) September 5, 2022

Entre 2011 e 2012, Pettit viveu por mais seis meses na estação espacial, como parte da Expedição 30/31. Ele foi o primeiro astronauta na história da exploração espacial a entrar em uma nave comercial ancorada na ISS em órbita — no caso, a cápsula Dragon, da SpaceX.

Nesta viagem, conseguiu registrar uma vista externa de seu cantinho favorito para tirar fotos: a Cupola, com suas sete janelas. A Terra, na parte inferior, deixa a imagem ainda mais impressionante:

External view during Expedition-30 to @Space_Station featuring the Cupola (center), a collection of 7 windows that approximate a hemisphere with earthly views. This is THE place to be for Earth and space #astrophotography. Photo taken from the Russian airlock module. pic.twitter.com/t2afp8AMBv

— Don Pettit (@astro_Pettit) August 24, 2022

A fotografia é uma grande paixão do astronauta, que levou sua coleção de câmeras para a ISS. Ele teve a sorte de presenciar dois eclipses solares do espaço: um em 2002 e outro em 2012.

I have seen two total solar eclipses from space. Here is the first from Exp 6 in 2002. More to come at https://t.co/MowyQfaiS0 pic.twitter.com/egHHhmf83t

— Don Pettit (@astro_Pettit) August 1, 2017

Olhando as imagens, conseguimos até perceber o avanço da tecnologia durante estes anos, que permite registrar com cada vez mais resolução, riqueza de detalhes e nitidez.



[ad_2]

UOL

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: