[ad_1]
Um robô autônomo de entrega de comida da Uber foi flagrado invadindo a cena de um crime em Los Angeles, Estados Unidos. A área foi isolada pelas autoridades para investigar um suposto tiroteio em uma escola.
As imagens do veículo viralizaram após serem divulgadas em uma conta do Twitter que documenta a atividade policial local — Filme de Police LA. Até o momento, a publicação soma 20,7 mil curtidas.
Numa das cenas, o pequeno robô insiste em ultrapassar a faixa amarela que bloqueava o trânsito de pessoas. Após alguns segundos, um cinegrafista levanta a faixa e ajuda o veículo a continuar o percurso.
O robô segue atravessando uma rua em direção aos policiais. Alguns olham com curiosidade para ele.
Depois de passar por um grupo, o veículo continua seu caminho pela calçada. Veja o vídeo na postagem abaixo.
O proprietário da página na rede social, William Gude, afirmou ao Gizmodo dos Estados Unidos que o robô percorreu a cena do crime normalmente e passou próximo a policiais que estavam acompanhando uma multidão de pais e alunos do outro lado da rua. “Não podia acreditar no que estava vendo”, afirmou ele.
Mais tarde, a escola Hollywood High School divulgou comunicado dizendo que as denúncias do tiroteio eram infundadas, o que também foi confirmado pelo Superintendente do Distrito Escolar de Los Angeles.
Gude disse que não foi a primeira vez que viu um robô invadindo cenas de crimes. “Eu tenho esses encontros e geralmente eles têm sido engraçados. [Os robôs] têm nomes e outras coisas. Isso é assustador.”
Erro humano
A Uber anunciou em maio deste ano que começaria um projeto piloto de entrega de alimentos com veículos autônomos na Califórnia. Os robôs são fabricados pela Serve Robotics, uma subsidiária da empresa criada em 2021, e programados para percorrer os trajetos nas calçadas das cidades.
Em contato com o Gizmodo norte-americano, um porta-voz da Serve Robotics, Aduke Thelwell, atribuiu a invasão à cena do crime a um erro humano.
Ele afirmou que o procedimento padrão em casos como esse pede que o robô seja redirecionado para chegar ao destino. Ou seja, a sua rota seria atualizada para outro local.
“Embora os robôs da Serve sejam capazes de operar de forma autônoma na maioria das circunstâncias, eles são atribuídos a supervisores humanos para garantir sua operação segura. Este incidente foi o resultado de um erro humano ao navegar em um bloqueio”, afirmou Thelwell.
O serviço de entregas via robô ficou disponível incialmente para usuários do Uber Eats em regiões de Hollywood e Santa Monica. Na época do anúncio, a Uber destacou que os veículos seriam monitorados ativamente por operadores humanos e que “levará algum tempo até que essa tecnologia possa ser operada em escala”.
[ad_2]
UOL