Smallville (2001 – 2011) completou no último sábado (16/10) 20 anos da sua estreia na TV norteamericana. Distribuída pela Warner Bros e com um total 217 episódios em 10 temporadas, a produção se tornou um sucesso mundial e revelou nomes ao estrelato, como Tom Welling, no papel de Clark Kent. No Brasil, a série, criada por Miles Millar e Alfred Gough, foi renomeada como Smallville: As Aventuras do Superboy, virou arma do SBT na luta do Ibope contra a Globo e marcou uma geração.
A história narra a chegada de Clark Kent na terra e a evolução do seus poderes no planeta vivendo na cidade Smallville. Ao mesmo tempo em que tenta conciliar os dramas da adolescência com essa realidade. “Quando fui contratado, percebi que não ia interpretar o Superman, mas sim o Clark Kent! Ao longo da série, ele cresceu, aprendeu a lidar com os poderes e se transformou no herói. E eu meio que cresci junto com ele”, disse Tom Welling, em sua visita no Brasil durante a CCXP 2018.
A série estreou no Brasil em 2002 e ocupou a faixa do meio-dia, antes do Programa Silvio Santos, e chegava a bater no Ibope o Esporte Espetacular e A Turma do Didi. Em 2004, a série ocupou o horário nobre do canal de Silvio Santos, cobrindo as férias do Programa do Ratinho. Na época, de acordo com o Ibope da Grande São Paulo, a trama conquistou média de 18,0 pontos e pico de 20,0, mesmo disputando contra a novela Celebridade (2003-2004), da Globo. Atualmente, as 10 temporadas da série estão disponíveis na HBO Max.
Na última sexta-feira (15/10), Tom Welling concedeu uma entrevista ao The Hollywood Repórter, onde admitiu que chegou a recusar o papel principal em Smallville.
[[Tom Welling][“Eu estava fazendo muitos testes durante aquele período antes da 1ª temporada piloto. Um deles era para essa série chamada Smallville e eu estava tentando descobrir o que diabos eu estava fazendo. Disseram que me queriam para uns testes, mas não me deram roteiro, então meu empresário disse que era furada, então recusei a oferta”.]]
E continuou: “Eu não queria sair por aí correndo de cueca por cima de uma meia calça. O que me atraiu para a série foi que a trama era sobre um garoto no colégio, crescendo e tentando descobrir quem ele é. Essa é uma jornada muito humana e foi aí que me interessei pelo papel”.