Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS COM 10% DE DESCONTO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

#VocêSeLembra? “Chespirito” fez sucesso na CNT/Gazeta

Compartilhe este conteúdo!

Eu Lucas Borges, na minha coluna relembro o clássico “Chespirito” na CNT/Gazeta.

Foto: Reprodução – Site: Arkade

Há 25 anos, exatamente no dia 1° de junho de 1997, ia ao ar pela primeira vez no Brasil, através dos canais CNT e Gazeta (que nutriam uma parceria), o programa “Chespirito”, que alguns meses antes teve sua produção interrompida no México.

A atração trazia o elenco já conhecido dos brasileiros pelos seriados “Chaves” e “Chapolin”, exibidos no SBT, em novos quadros, como Los Caquitos (Chómpiras), Los Chifladitos (Chaparrón Bonaparte), Dom Caveira e Cidadão Gómez, em um estilo de humor mais focado no público adulto.

A exibição ocorria diariamente, no horário nobre. Nos domingos, passava à 19h00, indo até 20h00, e de Segunda a Sábado, das 20h30 às 21h30.

Até o início do ano seguinte à estreia, foram exibidos aproximadamente 98 episódios, gravados entre 1990 e 1995.

A dublagem inicialmente ficou sob responsabilidade de Sérgio Galvão, voz de personagens como Marv Merchants (o bandido interpretado por Daniel Stern em “Esqueceram de Mim”) e o diretor Ed Rooney, de “Curtindo a vida adoidado” no estúdio BKS. No meio do processo, insatisfeita com o trabalho, a CNT transferiu a dublagem para a Parisi Vídeo, já com a direção de José Parisi Jr.

Chompiras: Nas primeiras temporadas, mais precisamente entre 1980 e 1987, o personagem era um ladrão atrapalhado que trabalhava com seu amigo Botijão. Os dois sempre tentavam roubar algum objeto ou aplicar pequenos golpes, porém nunca tinham sucesso. A partir da temporada 87, os dois abandonam a vida de crimes e passam a viver honradamente, foi essa fase que passou no Brasil. Chompiras, Botijão e sua esposa Chimoltrúfia começam a trabalhar no hotel do Sr. Lúcio. Chompiras como carregador de malas, que só atende clientes que lhe deem boas gorjetas. Botijão como ascensorista, que não pode carregar os hospedes, pois o elevador não suporta seu peso. E Chimoltrúfia, a camareira, sendo a única que desenvolve bem sua função, porém incomoda os hospedes pois canta gritando o dia todo. Esse quadro foi o grande destaque das temporadas exibidas no Brasil, sendo que na maioria das vezes este quadro ocupava todos os 45 minutos do programa.

Dr. Chapatin: Velho conhecido do público brasileiro, pois seus quadros eram apresentados com frequência na série Chapolin pelo SBT. Um médico atrapalhado, que se preocupa mais em ganhar dinheiro que atender bem aos pacientes. Famoso pelo bordão “isso me dá coisas…”, vivia devendo o salário de sua enfermeira.

Chaparron Bonaparte: Um louco que vive com seu melhor amigo, Lucas Pirado. Estão sempre envolvidos com alguém que tenta visitá-los, deixando todos confusos por sua loucura. Sempre cumprimentam as pessoas dizendo: “Olá! Já vai?” Chaparron também costuma ficar pulando, até que Lucas lhe bata nas costas, dizendo ter tido um ataque de rebimboca. Quando vai agradecer Lucas, este reponde: “Não tem de queijo, só de batatas”. No final de cada episódio sempre mostram que acham que as pessoas são loucas, mas não eles.

Dom Caveira: Um dono de funeraria que sempre acaba entrando em alguma confusão. Um dos personagens mais diferentes de Chespirito, com um humor mais texto e menos pastelão.

Vicente Chambon: Apresentado apenas nas primeiras temporadas, não exibido no Brasil. É um repórter distraído, trabalha no jornal “La Chicharra”. Nas reportagens é sempre acompanhado por Cândida, a fotografa.

Por fim, Chespirito é um excelente programa, que mantém boa parte das características que conhecemos em Chaves e Chapolin. Infelizmente nem todos tiveram alcance da CNT Gazeta na época e o pouco tempo de exibição, fizeram com que muitos não chegassem a conhecer este divertido programa, que só foi apresentado pelo SBT com o nome “Clube do Chaves” em 2001 e lançado em DVD em 2005, pela Amazonas Filmes.

Conta pro Estreia na TV, você chegou a assistir ao programa na época? Se sim, o sinal era pela CNT ou pela Gazeta? Gostava dos quadros? Curtia a dublagem? Comente aí! Até o próximo #VocêSeLembra?.

Agradecimentos:

Fórum Chaves
Túnel do Tempo
Bruno Ventura

Instagram: @lucasborgesbrazil

Acompanhe também as nossas mídias sociaisFacebook  ,Twitter e Instagram
Site: estreianatv.com.br

Estreia na TV ©2022

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: