Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS COM 10% DE DESCONTO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

#VocêSeLembra? “Linha Direta” de Chico Picadinho a Césio 137, o Programa macabro da Globo

Foto: reprodução/internet

Compartilhe este conteúdo!

Eu Lucas Borges, relembro o programa que era considerado macabro por muitos.

Foto: reprodução/internet

“Linha Direta”

O Linha Direta teve uma primeira versão feita em 1990, sob o comando de Hélio Costa. No entanto, o formato não deu certo e ficou menos de três meses no ar, entre 29 de março e 24 de junho. Em 1999, em uma resposta contra as constantes derrotas para Ratinho nas noites de quinta, a emissora estreou uma nova versão em 27 de maio de 1999 com Marcelo Rezende (1951-2017).

Inspirado no norte-americano Unsolved Mysteries, que ficou no ar entre 1987 e 2010, o Linha Direta reconstituía semanalmente, com riqueza de detalhes, dois casos que permaneciam sem solução, dando a opção aos telespectadores de fornecer, por telefone, informações sobre os criminosos foragidos. Posteriormente, também era possível colaborar pela internet. Rapidamente, a atração caiu no gosto popular e começou a frear o roedor do SBT.

Rezende deixou o programa em 2000, sendo substituído por Domingos Meirelles.

“Linha Direta – Justiça”

A última quinta-feira do mês era reservada às edições especiais, que poderiam ser de dois tipos:

Linha Direta – Justiça: apresentação da história e do desfecho de crimes e tragédias históricas, como por exemplo:

Caso da Fera de Macabu; Irmãos Naves; Doca Street;
Hosmany Ramos; Zé Arigó;
O roubo da Taça Jules Rimet;
Chico Picadinho; Os Crimes da Rua do Arvoredo; Zuzu Angel;
O Caso Van-Lou; Frei Tito;
O Crime das Irmãs Poni; O Caso Carlinhos; O Caso Aída Curi; Roberto Rodrigues; Chacina da Candelária; A Fera da Penha; O Bandido da Luz Vermelha; Febrônio, o Filho da Luz; O Caso das Máscaras de Chumbo; O Incêndio do Gran Circus Norte-Americano; O Castelinho da Rua Apa; O Crime do Sacopã; O Caso Ana Lídia; O Naufrágio do barco Bateau Mouche na virada do ano de 1988; O Crime da mala; Cabo Anselmo; Dana de Teffé;
O Caso Mengele; Vladimir Herzog; Césio 137; Chacina de Acari; O Caso Mônica Granuzzo; As Cartas de Chico Xavier; Atentado do Riocentro.

“Linha Direta – Mistério”

Linha Direta – Mistério: apresentação de casos que desafiam a compreensão e não foram encontradas explicações racionais:

A maldição do Edifício Joelma; Operação Prato; EQM.

“Reconhecimento”

Em fevereiro de 2003, a Globo recebeu a medalha Tiradentes da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a maior comenda estadual, por reconhecimento aos méritos do programa. Já em 2007, o programa foi indicado ao Emmy Internacional pela sua reportagem sobre o caso Césio 137.

“Defesa dos Direitos Humanos”

Em setembro de 2002, representantes do Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos e de parentes de vítimas de crimes impunes entregaram à TV Globo um abaixo-assinado solicitando a permanência do Linha Direta na programação da emissora. No documento, o programa é citado como de utilidade pública e de importância fundamental num país que não dispõe de um cadastro nacional de procurados.

“Elenco”

Linha Direta contou com diversos atores que faziam contratos por participações nas histórias do programa.

“Livro”

Em 2007, a Editora Globo lançou um livro de 320 páginas intitulado “Crimes Que Abalaram o Brasil”. A obra foi escrita pela equipe de reportagem do programa Linha Direta Justiça. O livro reconstitui casos como Crime da Mala, o sequestro do menino Carlinhos, as atrocidades de Chico Picadinho e da Fera da Penha.

“Retorno do Programa”

Apesar da ajuda no combate ao crime e dos prêmios, o formato do Linha Direta foi dado como desgastado. Mesmo com protestos de entidades ligadas aos direitos humanos, a Globo decidiu acabar com o programa. A última edição foi exibida em 6 de dezembro de 2007. Depois disso, uma possível volta da atração chegou a ser especulada em algumas oportunidades, mas nunca foi concretizada.

Conta pro Estreia na TV, o Programa merece voltar?

Até o Próximo #VocêSeLembra?.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: