Pesquisar
Close this search box.

<<  VOLTAR AO INÍCIO

#VocêSeLembra? “Seus Olhos” abordou temas como exploração do trabalho infantil, violência urbana e roubo de crianças na maternidade

Compartilhe este conteúdo!

Na Coluna de Hoje, eu Lucas Borges relembro com vocês que andam pelas ondas do Estreia Na TV, o Novelão “Seus Olhos.”

Seus Olhos é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT de 18 de maio a 4 de dezembro de 2004, em 173 capítulos antecedendo Canavial de Paixões e sendo substituída por Esmeralda.

Escrita por Ecila Pedroso, Noemi Marinho, Marcos Lazarini, Aimar Labaki, Mário Viana e Fábio Torres e dirigida por Jacques Lagoa, Luiz Antônio Piá e Henrique Martins, com David Grimberg como diretor geral de teledramaturgia.

Carla Cabral, Thierry Figueira, Christina Dieckmann, Françoise Forton, Juan Alba, Bete Mendes, Adriana Londoño, Carmo Dalla Vecchia, Bete Coelho e Petrônio Gontijo interpretam os papéis principais.

Curiosidades: Inicialmente o nome da Novela seria “Deus Por Testemunha.”

Marina Monzillo da ISTOÉ Gente disse que Seus Olhos “conta com bons elementos em seu elenco e conflitos que prendem o telespectador, mas peca, principalmente, num quesito: a cafonice, herança mexicana da qual não consegue se livrar.” Por outro lado, Seus Olhos recebeu elogios da crítica por conta de seus vilões, vividos por Petrônio Gontijo, Nico Puig e Lu Grimaldi. E por abordar temas da realidade nacional, como exploração do trabalho infantil, violência urbana e roubo de crianças na maternidade e a trilha sonora da MPB, com músicas de Alcione e Ana Carolina.

Sinopse: Conta a história de dois jovens que se amam, mas que sofrem preconceito e intolerância devido a um passado desconhecido. Seus Olhos é dividida em três fases.

Primeira fase

Se passa em São Paulo na década de 1980. Marina, 21 anos, ótima pintora de quadros e órfã de pai desde pequena, leva uma boa vida ao lado de sua mãe, Edite. Vítor tem muitas chances de conquistar o coração da moça. Ele é um advogado bem sucedido que trabalha numa empresa de construção naval cujo herdeiro, Tiago, também é apaixonado por Marina. Mas ela não sabe que Vitor é casado com Elaine e tem um filho de dois anos, Artur.

Edite morre, deixando Marina órfã, e esta, fragilizada, se entrega a Vítor. A situação seria melhor para ele se sua esposa não descobrisse o caso. Marina fica chocada ao saber que o “namorado” é na verdade casado e imediatamente termina o romance. Depois, se aproxima de Tiago e a amizade se transforma em amor que vira, em casamento. Flávia, amiga de Marina, casa com Sérgio na mesma época, e em ambas engravidam.

Durante os nove meses de gestação, Vítor dá um golpe que resulta na falência de sua empresa. O vice-presidente Sérgio descobre tudo e, depois de uma briga, Vítor o mata e culpa Tiago pelo ocorrido. Ele conta para Marina toda a verdade. Mas, para provar que fez tudo por amor, passa todo o dinheiro que roubou para a filha recém-nascida da moça, Renata. A mãe fica indignada. Os dois brigam e, no final, Vítor assassina Marina. Desesperado, ele procura provas para culpar Tiago, que, mesmo sendo inocente, é julgado e condenado a 30 anos de prisão.

Flávia também dá à luz uma menina, Cibele. Os destinos de Cibele e de Renata se cruzarão vinte anos depois. Renata é seqüestrada por Dirce, uma exploradora de crianças que mora na periferia da capital paulista. Rinaldo, mais conhecido como Berro e filho da exploradora, comete um assalto e é preso, fazendo companhia para Tiago na cadeia.

Segunda fase

Começa com a passagem de oito anos. Renata continua morando com Dirce, que a explora o quanto pode. Vítor desiste de trabalhar na empresa para montar seu próprio escritório de advocacia, além de trabalhar para o crime organizado. A assistente social e socióloga Norma conhece Renata e fica comovida com as condições da menina. Cibele é criada por seus avós, em São Paulo, longe de sua mãe. Depois, Artur se namora de ela. Então ela inicia uma perseguição contra Dirce. Renata faz uma grande amizade com Artur, que lhe ensina a ler e escrever. Ela ama desenhar, dom esse herdado da falecida mãe.

Terceira fase

Mais doze anos se passam. Renata e Artur se apaixonam. Devido à diferença social e a pedido da moça, o casal namora em segredo. Vítor e Elaine comemoram bodas de prata. Na ocasião, Artur finalmente apresenta Renata à família como sua noiva. Mas a mãe dele enlouquece e expulsa a futura nora de casa.

Vítor fica pasmo com a semelhança entre Renata e a mãe dela, e imediatamente desconfia que se trata da menina desaparecida há anos. Muito mais que conseguir recuperar “seu dinheiro”, a paixão que Vítor sentia por Marina renasce na figura de Renata, que é idêntica à mãe. Assim, é formado o triângulo amoroso que envolve Vítor, Artur e Renata. Elaine sente que a história de mais de 20 anos atrás está se repetindo e fará de tudo para não perder Vítor.

Artur se namora da gananciosa Cibele, chantagem tudo ao. Depois, Cibele se namora do traiçoeiro Felipe.

Renata passa a morar no loft que pertencia à sua mãe e, quando encontra o retrato que foi tirado na maternidade, aos poucos toma conhecimento da verdade. Ela e Artur terão que superar os problemas e traumas do passado e ultrapassar os obstáculos do presente para terem um romance feliz.

Há possibilidades no futuro da volta de faixa de novelas brasileiras nas “Novelas da Tarde” do SBT, “Seus Olhos” certamente será escala para uma reprise se houver retorno.

E aí o que acham da trama? Merece voltar? Te aguardo no próximo “Você Se Lembra?” Um forte abraço!

Instagram: @lucasborgesbrazil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE:

Este site tem como finalidade informar aos telespectadores e aos internautas novas informações direcionadas as estreias das principais emissoras do brasil como: novelas, filmes, series, desenhos e programas.

© Copyright 2023 – Estreia Na Tv: Todos Os Direitos Reservados