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A Ford está propondo uma nova tecnologia para diminuir os casos de atropelamento nos Estados Unidos. Mas, bizarramente, o ônus dessa prevenção vai recair sobre pedrestes e ciclistas – não sobre os motoristas dos automóveis da marca.
A sugestão é que pedestres e ciclistas baixem um aplicativo da empresa, que enviará um sinal bluetooth para o sistema de comunicação Ford Sync, pré-instalado nos carros da empesa. Dessa maneira, as pessoas apareceriam como “faróis” na interface para os motoristas.
Se os usuários estiverem na trajetória do veículo, o condutor será alertado com sons e gráficos na tela do painel.
Segundo o site Gizmodo, a Ford deve fazer uma demonstração da invenção no Congresso Mundial da Sociedade de Transporte Inteligente da América nesta semana.
Ela é considerada um incremento à tecnologia Ford Co-Pilot360. Instalada nos modelos mais novos, o sistema atual já tem algumas funções de intervenção na direção, ao detectar, por exemplo, que um motorista não está reagindo a tempo diante de um obstáculo.
Críticas e justificativas
O app serve como um aviso para que o motorista faça o que em teoria ele já deve fazer. Afinal, é claro que qualquer um que esteja conduzindo um carro precisa estar atento a outras pessoas e veículos na pista.
No entanto, com o desenvolvimento de carros autônomos (ou seja, que se dirigem sozinhos), a preocupação com possíveis acidentes aumenta. Nesse cenário, iniciativas como essa podem ser bem-vindas, segundo diz a Ford em comunicado.
“Estamos agora explorando novas maneiras de expandir a capacidade de sensores dos veículos, para áreas em que os motoristas não podem ver, para ajudar pessoas a dirigir com ainda mais confiança em vias que são cada vez mais compartilhadas com outros que estejam a pé ou sobre duas rodas”, afirmou Jim Buczkowski, executivo da Ford.
O texto cita que há um crescimento em acidentes fatais envolvendo carros, pedestres e ciclistas nos Estados Unidos e, de acordo com o Gizmodo, os carros de tamanho grande do tipo SUV são líderes de envolvimento nesses acidentes no país. A principal fabricante de SUVs nos EUA é a própria Ford.
Por outro lado, o novo aplicativo está sofrendo críticas de especialistas em trânsito e ativistas do ciclismo. Eles afirmam que não veem razão para que pessoas que não possuem veículos da Ford tenham o app, o que o tornaria inútil, além de dizer que os acidentes precisam ser combatidos com políticas públicas e modernização da infraestrutura.
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UOL