Olá nobres leitores desta coluna. O ano de 1998 foi de altos e baixos para a TV Record. O primeiro semestre foi só alegria: o programa Ratinho Livre já dava média de 20 e picando 30 pontos em pleno horário logo após a novela global. Eu te pergunto nobre leitor e leitora: A Record hoje consegue essa marca aí? Claro que não!!! Daí no segundo semestre ah meus nobres a coisa ficou feia pro canal da Barra Funda, pois Silvio Santos arrancou o Ratinho de lá e o pior estaria por vir logo, logo, porque faltava “roubar a galinha dos ovos de ouro”. Estamos falando de Eduardo Lafon que foi o comandante da Record quando este assumiu a emissora do zero em 1993. Lafon conseguiu elevar os índices do canal com seu feeling, daí a Record conseguiu tirar as afiliadas da Manchete, SBT e TV Bandeirantes. Até a Band que era a 3ª maior emissora perdeu esse posto pra TV Record. Silvio Santos convenceu Lafon a trocar a Record pelo SBT, só que o ex-experiente comandante do canal dos bispos não pode fazer muita coisa no SBT por dois motivos que você vai ver logo mais abaixo.
O que Silvio Santos queria era somente desfalcar e desestabilizar a Record porque mesmo sem o Ratinho, Eduardo Lafon seguia fazendo um grandioso trabalho trazendo o Raul Gil que dava um excelente ibope para Manchete e a Eliana que abrilhantava as manhãs da TV brasileira no SBT. A alta cípula da Record ficou sem chão e teve que chamar o diretor de novelas José Paulo Vallone para ser o diretor artístico e de programação da emissora. Lafon não tinha a autonomia que tinha na Record, tudo passava pelo crivo final de Senor Abravanel. Lafon teve que acompanhar de perto o Ratinho o qual já estava colecionando denúncias e processos com seu programa. Lafon também não estava bem de saúde vindo a falecer dois anos depois por conta de um câncer que começou nos rins e avançou para outros orgãos. Dali em diante Silvio Santos se tornou o diretor de programação de sua emissora. Ele mexe, remexe, tira e bota, bota e tira programas e eis o porquê do canal SBT ser ainda medíocre. Era para o SBT ainda estar insistindo em novelas infantis em pleno horário nobre?
A razão de SBT e Record disputarem entre si qual delas é a pior emissora é exatamente porque o Silvio é o diretor de seu canal, enquanto que a igreja universal assume a grade lá na Barra Funda. Os 3 erros de Silvio Santos: 1 – Dudu Camargo assumir um alto cargo no jornalismo da emissora. 2 – Deixar Luciano Callegari fora do comando do SBT. 3 – O próprio Silvio Santos como diretor de programação do canal. E assim segue o baile. Aqui Luís Rodrigues e essa foi mais uma série da coluna Na Mira da TV. Continue acompanhando as postagens do Estreia na TV – Juntos Somos Mais Fortes.
**O texto publicado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do site ENTV.
Na Mira da TV/Criação e Texto: Luís Rodrigues.
FOTO: Reprodução SBT.