Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS E PELO MENOR PREÇO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

Neste sábado (7/5) na TV Brasil – Ciência é Tudo destaca influência da pesquisa científica na alimentação

Compartilhe este conteúdo!

Reportagens destacam influência da pesquisa científica na alimentação

A contribuição da ciência para o estudo e o consumo de alimentos pauta a edição inédita do Ciência é Tudo que a TV Brasil apresenta neste sábado (7), às 9h. A produção revela como o conhecimento científico e a tecnologia estão presentes na evolução da forma como a humanidade se alimenta.

Divulgação: TV Brasil

Altamente nutritivo, o típico prato brasileiro com arroz, feijão, carne e verduras conta um pouco da história e da ciência dos alimentos. Até que cheguem à mesa, estes itens passam por processos de produção, conservação e embalagem. Parece simples, mas, os processos tecnológicos que facilitam a vida hoje remontam à pré-história da humanidade.

O uso do fogo para cozimento da caça mudou para sempre a forma de transformar a comida. Outras técnicas como a secagem ao ar livre e até mesmo o uso do sal para conservar carnes garantiram a subsistência dos povos primitivos. Ciência e tecnologia se aliaram, a partir do século XIX, para reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. Daí, vieram a pasteurização, o congelamento e até esterilização, por exemplo.

Divulgação: TV Brasil

Diversos mecanismos foram aprimorados com a análise científica. Estudos observam como os vegetais reagem em diferentes condições para definir as técnicas mais apropriadas de plantio e irrigação. A tecnologia de ponta atual garante a qualidade do solo em que se encontram recursos naturais.

Espécies como a soja e a cana de açúcar são monitoradas com sensores nas folhas para checar o nível de nutrientes das plantas. Pesquisas aferem o impacto na agricultura durante a colheita e a qualidade das refeições preparadas pelos brasileiros.

Divulgação: TV Brasil

O programa também destaca a função dos alimentos no corpo humano. A recomendação é ter um olhar crítico sobre a qualidade dos elementos que se ingere. A reportagem ainda aborda aspectos que influenciam na alimentação, como o sono e o ambiente para se fazer refeição. A ideia é valorizar os sentidos para sentir a textura e o aroma dos alimentos, fatores importantes para uma nutrição saudável.

Implicações tecnológicas e foodtechs

Ainda nesta edição o Ciência é Tudo entra no mundo das foodtechs – startups focadas em tecnologia e alimentos – e explica de que maneira elas estão modernizando a indústria alimentícia. A inovação nesse segmento e o desenvolvimento sustentável da Amazônia são temas de um trabalho original do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA).

Apresentado por Waldecir de Oliveira, o programa das TV Brasil ainda traz uma matéria especial que esclarece variadas aplicações tecnológicas em prol de uma produção maior de alimentos, com uma melhor distribuição e redução de desperdício.

Sobre o programa

Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.

Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.

A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Ciência é Tudo – sábado, dia 7/5, às 9h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: