[ad_1]
A Samsung e a Intel se uniram para desenvolver um protótipo de tela flexível que usa um mecanismo deslizante — no lugar de um display dobrável, como já visto nos celulares da linha Galaxy Fold. Com 17 polegadas, o objetivo é torná-la viável para uso em PC.
A apresentação do dispositivo foi realizada ontem (27) durante o evento global Intel Innovation.
Como funciona
A tela flexível permite expandir ou compactar suas dimensões quando usuário quiser abrindo e deslizando. Ela pode ser usada no formato de um tablet de 13 polegadas ou de um monitor com 17 polegadas.
A Samsung é conhecida por ser líder no setor de smartphones dobráveis há alguns anos. Mas parece que a gigante sul-coreana está mudando de foco para investir na fabricação de monitores flexíveis para computador. “O dobrável se foi”, disse o presidente da Samsung Display, Joo Sun Choi, durante o evento.
A proposta é manter um design portátil e, ao mesmo tempo, suprir a necessidade por telas maiores. O executivo Choi ainda afirmou que estão sendo necessários esforços conjuntos de software (programas internos) e hardware (estrutura externa) entre as duas empresas para alcançar esse objetivo.
Veja no vídeo alguns detalhes de como o protótipo funciona:
Essa não é a primeira vez que a Samsung Display exibe uma tela deslizante. Em janeiro, durante a feira de tecnologia CES 2022, a empresa demonstrou o display OLED Flex Slidable.
Aplicativos compatíveis
Por ser algo novo, a tela deslizável para PC precisará de aplicativos adaptados quando virar uma realidade comercial para deixar a usabilidade fluida para o usuário, considerando essa expansão no monitor.
A Intel aproveitou seu evento para demonstrar o novo software Unison. A plataforma tem como objetivo conectar computadores a smartphones — incluindo o sistema móvel Android, utilizado pela Samsung, e os iPhones (com iOS da Apple).
Ainda faltam informações de como a tecnologia Intel tornará os PCs deslizantes uma realidade no dia a dia dos usuários. Por enquanto, o projeto de 17 polegadas está na fase conceitual, e não há previsão de lançamento.
*Com informações do The Verge
[ad_2]
UOL