Estreado em 2022, as metas de audiência e faturamento do Faustão na Band não foram alcançadas, o que culminou num prejuízo milionário. Segundo o Notícias da TV, Fausto Silva teve uma redução de 50% em seus vencimentos mensais. A estimativa da Band é que o valor possa chegar a R$ 60 milhões para os mais pessimistas em prejuízo. R$ 10 milhões ou R$ 15 milhões também foi levantado.
Antes da estreia do Faustão na Band, o horário era preenchido com a venda para programação religiosa. Então, a substituição pelo programa precisaria suprir esse valor que já era garantido.
Se todas as metas tivessem sido alcançadas e Faustão conseguido mais de 6 pontos de audiência e batido as metas de publicidade, poderia receber mais de R$ 8 milhões por mês, porém havia a expectativa de R$ 5 milhões. Mas nos últimos meses, os valores não chegaram nem a R$ 2,5 milhões. Já no quesito audiência, o programa do Faustão tem cerca de 3 pontos de ibope, dos 6 da meta.
Faustão pediu coisas caras demais para a estrutura da Band. Por sua vez, a própria Band se empolgou e gastou mais do que deveria, entre bailarinas, equipamentos e cenários. Por esses motivos, cortes e ajustes foram realizados. Mesmo abaixo da expectativa, Faustão representa mais de 50% do faturamento da Band.
Deve-se levar em conta que 2022 não foi um bom ano para as emissoras de tv, através de fatores como a economia do país, inflação, eleições, pandemia, que fizeram os custos de produção disparar.
A Band tem atrasado o pagamento de alguns fornecedores, inclusive de valores baixos, de menos de R$ 5 mil, o que tem irritado os parceiros. A emissora disse aos fornecedores que irá regularizar os compromissos em breve e que o problema foi por causa de fluxo de caixa.
A Band acredita que após os ajustes feitos e análise dos erros cometidos no ano passado, 2023 será o ano da virada. Portanto, a emissora está satisfeita com Faustão. O objetivo de tirar a programação da igreja do horário nobre e alcançar um novo público também foi alcançado. A programação religiosa retornou, mas agora está na faixa das 6h, o que não compromete a grade de programação e ainda gera boa receita financeira.
Fonte: Notícias da TV
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