[ad_1]
O multisearch (“multibusca”), maior novidade da ferramente de busca do Google este ano, finalmente chegará ao Brasil. A empresa anunciou hoje (28), no evento anual Search ON, que a busca usando fotos e texto simultaneamente será lançada no país nos próximos dias.
A apresentação também revelou mais ideias promissoras que pretendem tornar as buscas mais precisas e eficientes — mas algumas ainda estão sem previsão de implementação em português. Confira abaixo o que vem por aí.
Multisearch chega ao Brasil
O Multisearch já existia em inglês desde abril e agora será ampliado para 70 idiomas, inclusive o português falado no Brasil. Ele é exclusivo do buscador na versão para celular.
Imagine que você ganhou uma planta e nem sabe qual é a espécie, mas precisa cuidar dela. Você pode fotográfá-la e depois acrescentar a pergunta “como cuidar”? O Google irá redirecionar para links diretamente com esse conteúdo.
Ou ainda você viu uma roupa bonita em uma série ou filme estrangeiro. Pode fotografar a tela e acrescentar “loja no Brasil” para descobrir como comprar. Ou até escrever outra cor, para o buscador oferecer alternativas no tom que mais te agrada.
Antes, seria necessário jogar a imagem no Google Lens, que identificaria o nome do modelo ou a marca, e então você teria de fazer uma busca textual “vestido Christian Dior do episódio 6 da série Emily em Paris na cor amarela” e torcer para dar certo.
Como usar o multisearch (lembrando que ele só fica disponível no Brasil nas próximas semanas):
- Na barra de busca do Google do seu celular, clique no ícone de “câmera”, na extremidade direita
- A câmera ia abrir; fotografe o objeto que te interessa
- Clique nos três pontinhos no alto à direita, para acrescentar o texto a ser buscado junto com a foto.
Lens com tradução em realidade aumentada
O Google Lens já fazia a tradução de textos quando você pontava a câmera para uma imagem. Mas o texto traduzido somente se sobrepunha ao original. Nem sempre era fácil ler. Agora, o Google promete usar realidade aumentada para apagar o original e colocar a versão em português por cima. Ao olhar para a tela, você verá um objeto idêntico ao original, mas já traduzido.
Segundo a empresa, essa recriação ocorre em cem milissegundos, o que seria menos que um piscar de olhos. A novidade deve chegar até o final do ano.
Captura de tela, tradução e compras mais fáceis
O aplicativo de buscas deve ficar um pouco mais prático com o acréscimo de atalhos logo abaixo da barra principal. De acordo com o Google, agora será possível utilizar botões já no app para agilizar funções como captura de tela e tradução por meio da câmera.
Outra novidade prometida pela empresa são recursos visuais e “compráveis” na busca. Haverá também ferramentas para ajudar na tomada de decisão em compras mais complexas, como carros ou celulares.
Nos Estados Unidos, será possível ainda visualizar calçados em 3D pela busca, e espera-se que a novidade chegue ao Brasil mais adiante. (A Amazon já havia lançado esse recurso no seu site americano em junho).
Aliás, nas compras, há outras inovações prometidas para o final do mês. Primeiro, um Guia de Compras desenvolvido pelo Google, que reúne informações de diversas fontes sobre um determinado produto. Segundo, filtros na seção de compras vão passar a ser dinâmicos, se adaptando em tempo real às tendências de busca.
Conhecendo a vizinhança no Maps
Outra evolução de algo que já existe é o “neighborhood vibe”, que em português seria algo como “clima do bairro”. A ideia aqui é que, ao digitar o nome de uma vizinhança no Maps, você possa ver uma compilação de seus locais mais populares, conhecendo-os com a ajuda de fotos e comentários feitos por outros frequentadores do Google. Pode ser uma ajuda útil para se planejar a escolha de um bairro para se hospedar em outra cidade, por exemplo.
E fora do Brasil?
Boa parte das novidades anunciadas pelo Google não têm previsão de chegada aqui. Ainda assim, vale a pena conhecê-las porque, assim como o Multisearch, elas mostram para onde a companhia está mirando e quais são as tendências de inovação que devemos ver em breve.
Uma delas é acrescentar busca no Live View, recurso do Google Maps. Basta apontar a câmera do celular para um lugar da cidade e o Google mostrará estabelecimentos importantes que estejam próximos, como lojas, caixas eletrônicos e restaurantes. Como é de se esperar, ela estará disponível em apenas algumas poucas cidades nesse primeiro momento, nenhuma no Brasil.
O mesmo pode ser dito da “visão imersiva”, uma espécie de evolução do Google Maps. Por meio dela, é possível ver fotos panorâmicas de determinados pontos de uma cidade, bem como conhecer informações sobre temperatura e trânsito de suas regiões em diferentes horários e dias da semana.
[ad_2]
UOL