Pesquisar
Close this search box.

CONQUISTE SEU LUGAR NA INTERNET COM SITES PROFISSIONAIS E PELO MENOR PREÇO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

<<  VOLTAR AO INÍCIO

Nasa adia missão Ártemis para Lua novamente, por causa do furacão Ian

Nasa adia missão Ártemis para Lua novamente, por causa do furacão Ian

Compartilhe este conteúdo!

[ad_1]

Mais uma vez, o lançamento do foguete para a missão Artemis foi adiado pela Nasa. Ele estava previsto originalmente para esta terça-feira (27). A agência norte-americana de exploração espacial anunciou hoje (24) que terá de alterar seus planos por causa da tempestade tropical Ian.

O fenômeno climático, que foi elevado à categoria de tempestade tropical ontem (23), vem avançando pelo Caribe e deve ganhar mais forças nos próximos dias. Sua área de alcance é bem próxima do Centro Espacial Kennedy, na costa da Flórida, de onde a Artemis iria partir.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, os modelos matemáticos preveem que a tempestade evoluirá para um furacão e atingirá a Florida em meados da próxima semana.

Para evitar qualquer possível dano ao foguete SLS (sigla em inglês para “sistema de lançamento espacial”) nos próximos dias, a Nasa considera protegê-lo na estrutura conhecida como Prédio de Montagem de Veículo (VAB, em inglês), efetivamente impossibilitando a partida na terça-feira.

“Em uma reunião nesta manhã de sábado, os times decidiram interromper os preparativos para o lançamento, para permitir que a configuração do sistema possa levar o SLS e a nave Orion ao VAB”, informou a agência em um comunicado.

Ainda segundo o texto, engenherios devem decidir se vão “guardar” o foguete apenas amanhã (25), de modo que ainda tenham mais um dia para “coleta e análise de dados”.

Caso o veículo não seja guardado e permaneça no ponto de lançamento, ainda seria possível iniciar a missão da data-reserva que a Nasa já havia revelado: 2 de outubro. Caso ele seja de fato levado ao VAB, a logística é bem mais complexa. Há estimativas de que a próxima janela viável de lançamento seja apenas em dezembro.

[ad_2]

UOL

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

MAIS ACESSADOS:

PUBLICIDADE: