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YouTube desmonetiza canais da Jovem Pan News por desinformação

Canais violaram repetidamente as políticas do YouTube de disseminação de desinformação.
Reprodução: YouTube

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Por iniciativa própria, o YouTube decidiu parar de monetizar os canais do grupo de mídia Jovem Pan em sua plataforma. Segundo o site de vídeos do Google, a política antidesinformação tem sido “repetidamente violada, principalmente por causa do programa Os Pingos nos Is. A Justiça não teve nenhuma interferência na decisão do youtube.

O mesmo disse em um comunicado que “Os Pingos nos Is violou repetidamente nossas políticas relativas à disseminação de desinformação nas eleições e nossas políticas sobre conteúdo adequado para publicidade, incluindo tópicos polêmicos e eventos delicados, atividades perigosas ou nocivas. Portanto, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”.

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A investigação começou em agosto após denúncias de internautas. Ao monitorar essa questão, o YouTube comprovou que as fakes news não são veiculadas apenas no programa citado, mas também em outros como de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha. Mesmo os canais de esportes com alta audiência serão afetados pela decisão do Youtube.

Embora a Jovem Pan seja um veículo que está presente em diversas plataformas, o YouTube é uma importante fonte de renda além do rádio e da televisão. Em 2021, o conglomerado faturou R$ 20 milhões monetizando vídeos no site do Google. O aumento da receita do programa de afiliados do YouTube levou a empresa a bater recordes, aumentando o lucro em 20% e ultrapassando os 100 milhões de reais, o maior da história da empresa.

Durante o período eleitoral o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) investigou a da Jovem Pan por suposto tratamento preferencial a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL). A investigação foi lançada a pedido da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vários nomes ligados ao bolsonarismo foram recentemente demitidos da empresa de mídia, incluindo Augusto Nunes, Caio Coppola, Guilherme Fiuza e Carla Cecato, ex-âncora da Record que apresentou os programas eleitorais de Bolsonaro em propaganda eleitoral.

Fonte: JConcursos e TV Pop

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